XÔ OLEOSIDADE! 8 CUIDADOS EFICIENTES PARA CABELOS OLEOSOS
Cuidar de cabelos oleosos muitas vezes é um grande desafio, afinal, quem é que não quer ter fios maravilhosos? Mas quem sofre com esse problema sabe que o aspecto pesado impede que isso aconteça.
Vale ressaltar que é natural que o cabelo tenha oleosidade, já que o couro cabeludo produz glândulas sebáceas para a sua proteção. Mas a irregularidade da higienização, o uso de produtos incompatíveis ao tipo do cabelo e disfunções dermatológicas podem ocasionar tudo isso. Situações como estresse, depressão, irritabilidade, além de doenças particulares da pele, são alguns desses exemplos.
Se você tem fios oleosos por natureza e está tudo certo com a sua saúde, confira nossas dicas para exibir cabelos maravilhosamente impecáveis!
1. Use produtos específicos para cabelos oleosos
A linha de limpeza para as madeixas deve ter a finalidade de tratar fios com excesso de óleo. Portanto, teste os produtos que se adaptam melhor aos seus cabelos, pois nem sempre o que é bom para a amiga pode ser o ideal para você.
Em caso de excesso de caspas, seborreia ou queda de cabelos, é recomendável uma avaliação médica, que indicará o tratamento correto para esse problema.
2. Lave os cabelos ao menos três vezes por semana
Cabelos oleosos podem ser lavados um dia sim e um dia não nas épocas de calor, dando um “descanso” para o couro cabeludo nesse intervalo. Já no frio, as madeixas devem ser higienizadas ao menos três vezes na semana, para evitar o acúmulo de sujeiras, glândulas e, consequentemente, a oleosidade.
3. Utilize água fria ou amena sempre
Tomar banho muito quente retira todo o óleo natural da pele, o que faz com que essa “irritação” produza ainda mais sebo no couro cabelo para repor aquilo que ele acredita ter perdido. Por isso, mude seus hábitos e encare a água fria no verão, deixando a temperatura morna para o inverno.
4. Evite o uso do secador e da chapinha
Assim como a água quente faz com que a produção sebácea aumente, o mesmo acontece com a quentura do secador e da prancha de alisamento. Para quem tem o costume de secar os cabelos oleosos, uma sugestão é espaçar a utilização entre uma lavagem e outra, até que a forma natural dos fios passe a fazer parte do look.
Você também pode deixar as madeixas secarem naturalmente e aplicar a escova, o secador ou a chapinha somente para modelar. Entretanto, não faça isso sempre. Reserve essa “brecha” nos cuidados dos cabelos oleosos para ocasiões especiais.
5. Aplique óleo nos seus cabelos para balancear o aspecto
Muitas pessoas acreditam que passar produtos com óleo na composição deixa o aspecto ainda mais pesado. E isso é um engano! A pele “entende” que já há proteção o suficiente e reduz a produção de glândulas.
Teste essa dica e perceba se os seus cabelos vão reagir de forma negativa ou positiva. Se ajudar, use e abuse desse truque!
6. Fuja dos cremes finalizadores e do leave-in
Esses produtos não foram criados para cabelos oleosos, então, não adianta passá-los após o banho. Eles aceleram o efeito pegajoso das madeixas. Caso ache necessário, use o reparador de pontas somente nas extremidades dos fios.
7. Hidrate os fios uma vez por mês para cuidar dos cabelos oleosos
Não é porque eles são oleosos que não necessitam de reposição de nutrientes. Busque máscaras de hidratação indicadas para esse tipo de cabelo e faça o procedimento (preferencialmente em um salão de beleza) ao menos uma vez por mês, ou na frequência que o cabeleireiro indicar.
Também peça o conselho do profissional sobre as melhores linhas de tratamento que você pode usar em casa, assim como procedimentos que auxiliem na melhora da aparência e na viscosidade dos fios oleosos.
8. Pare de passar as mãos nos cabelos!
A fricção das mãos e dos dedos faz com que o couro cabeludo produza mais sebo para se proteger dessa “agressão”. Portanto, evite ao máximo ficar mexendo nos fios.